5 fatos curiosos sobre Beethoven – Doodle do Google celebra o 245ª aniversário do compositor

0
69
views

Nesta quinta-feira (17), o Google está comemorando o 245ª aniversário do compositor alemão  com um de seus famosos doobles animados.

O músico nasceu em 1770 na cidade de Bonn, que integrava parte do Sacro Império Ramano, e se tornou um dos compositores mais célebres de todos os tempos. Confira algumas curiosidades sobre o lendário artista:

1 – Não há registro paroquial preciso sobre sua data de nascimento
A data 17 de dezembro é o dia em que Beethoven foi batizado, mas os historiadores acreditam que ele pode ter nascido alguns dias antes.

2 – Ninguém sabe realmente por que ele perdeu a audição
Beethoven começou a perder a audição quando tinha cerca de 26 anos de idade e na última década de sua vida era completamente surdo.

Não existe consenso sobre como ele começou a perdê-la, mas o compositor sofria de uma forma severa de zumbido, o que significa que ele ouvia uma grave “toque” em seus ouvidos.

Uma autópsia após a sua morte, em 1827, relatou que ele havia tido um “ouvido interno distendido” e que tinha desenvolvido as lesões ao longo do tempo.

3 – Apesar disso, ele compôs algumas de suas obras mais célebres depois que ficou surdo
Por volta de 1811, o alemão estava completamente focado em compor. Ele se sentia solitário e isolado depois que se retirou da sociedade e dizia-se “assombrado por toda parte como um fantasma”. No entanto, produziu algumas das sinfonias mais renomadas.

A famosa Nona Sinfonia foi composta três anos antes de sua morte.

4 – Escreveu o hino da União Europeia
Em 1972, o Conselho da Europa votou a favor de adotar a “Ode à Alegria” da Nona Sinfonia de Beethoven como o oficial “Hino da Europa”.

Também foi usado temporariamente como hino nacional do Kosovo quando teve sua independência declarada, em 2008, até que a criação de uma canção oficial fosse adotada mais tarde, naquele mesmo ano.

A obra foi composta em 1823 a partir de um poema escrito pelo poeta alemão Friedrich Schiller em 1785, chamado An die Freude ( To Joy ).

5 – Ele não teve sorte no amor
A vida amorosa de Beethoven foi complicada pelo sistema de classes de início do século 19 em Viena . Ele se apaixonou por uma jovem condessa chamada Julie em 1801, mas não podia se casar com ela porque era plebeu.

Poucos anos depois, conheceu e se apaixonou por Josephine Brunswick, depois que começou a dar aulas de piano em 1799.

Mais tarde, ela se casou e ficou viúva em 1804, porém ela não se casou com Beethoven por medo de perder a custódia de seus filhos aristocráticos.

Ele escreveu-lhe, pelo menos, 15 cartas de amor durante a sua vida. Acredita-se Josephine é o destinatário misterioso de sua famosa carta de amor Amada Imortal , escrita em 1812.

Comente pelo Facebook

comments